Profissionais da Construção Civil

Profissionais da Construção Civil

Em outubro de 2017, o site g1.globo.com publicou uma matéria muito interessante sobre a força que a construção civil tem para a recuperação do país, "Ela é considerada o “termômetro da economia”. Se a construção civil está bem, o Brasil está bem."

A Construção Civil tem um papel muito forte na economia, pois quando há investimento nesta área, gera-se muitos empregos diretos e indiretos, segundo o G1, A construção civil emprega cerca de 13 milhões de Brasileiros direto e indiretamente, além disso, é o setor que mais utiliza a mão de obra humana, diferente da indústria automobilística por exemplo. Desta forma, gerando empregos proporciona a recuperação do poder de compra de 7% da população, alavancando o comércio e a industria.

“A construção civil é uma forte empregadora. Diferente de outros setores, como o automobilístico, por exemplo, é uma atividade na qual a mão de obra humana é muito necessária. Nesse aspecto, ela é fundamental na retomada da economia”, avalia o presidente do Secovi-SP, Flavio Amary.

Fonte: G1.globo.com

 

Afinal quais são os profissionais que atuam neste setor e que representam parte destes 13 milhões de empregados? 

 

Profissionais que atuam na mão de obra da Construção civil.

 Pedreiro

Pedreiro é o profissional que trabalha com alvenaria, geralmente executando serviços na parte mais estrutural da obra, como fundação, levantamento de paredes, contra-pisos, muros, calçadas de concreto, paredes em bloco e tijolo.

No entanto o Pedreiro em Cotia ao longo dos anos pode se tornar também um profissional especializado em outras áreas, executando serviços mais finos em residências e comércio. Complementando a prestação de serviços de alvenaria, com assentamento de pisos e revestimentos, Instalação de azulejos e pastilhas, este profissional atua em quase todas as etapas da obra.

Azulejista - Assentador de Pisos e Revestimentos

São geralmente Pedreiros que se especializaram em serviços de acabamento, quase sempre o azulejista não atua mais nos serviços "mais grosso" da obra, se dedicando mais na parte de acabamento, como a instalação de azulejos, revestimento cerâmico e assentamento de porcelanato.

 

Gesseiro

Gesseiros, são os profissionais que entram na obra pouco antes dos pintores, eles que dão o “tcham” na obra. Atualmente usa-se muito o revestimento de gesso direto no bloco nos pavimentos superiores, gerando economia com material e mão de obra no reboco.

Confeccionam paredes divisórias e forros em drywall, produzem as maravilhosas "Sancas de Gesso" que dão aquele ar sofisticado na sua residência, além do tradicional forro de gesso em placa.

Pintores

O pintor residencial ou predial são os profissionais que dão o "Grand finale" nas obras, com a sua magia e olhar crítico, realizam o serviço de acabamento. Na sua mão de obra estão inclusos o preparo das paredes com massa fina, lixamento e pintura de parede.

A pintura em sí pode ser pintura lisa com o tradicional PVA, mas pode ser também mais charmoso com texturas e grafiatos. Cabe aos Pintores também dar o acabamento final em Janelas e portas de ferro ou de madeira com esmalte sintético ou verniz. Forros e assoalhos e corrimão de madeira, também recebem pintura ou verniz.


Telhadistas e Carpinteiros

O carpinteiro atua nos serviços da construção, trabalham predominantemente com madeira. Atuam na execução da obra desde o gabarito ( marcação de esquadro da construção) e da construção do "barraco de ferramentas", até a fabricação da caixaria para as colunas e vigas.

Atua também na construção de telhados com estrutura em madeira e telhas de barro ou fibrocimento, neste caso o Carpinteiro é também um Telhadista.

Instala portas e janelas de madeira, Forros de madeira e Assoalhos de madeira. Estes profissionais são muito confundidos com os Marceneiros que também trabalham com madeira, no entanto direcionado a fabricação de móveis.

Instalador Hidráulico Encanador

Instalador Hidráulico ou Encanador são profissionais que executam serviços de instalações Hidráulica. Estes atuam na construção civil como colaboradores registrados em Carteira, geralmente no cargo de encanador atuando em obras ou na manutenção, ou como empreendedores que abrem a própria empresa e prestam serviços especializados em instalações Hidráulicas.

O Instalador hidráulico

Atua na realização de serviços de instalação de tubulações de pvc para água fria, gases, ( GLP, Medicinais e outros), tubulação de CPVC e de cobre para água quente, Sistemas de incêndio como Splinkers e Hidrantes, vapor e Instalações de esgoto. Dimensionam materiais, executam serviços de tubulações, testes de estanqueidade de gases, água, esgoto e outros fluídos.


Eletricista

Os Serviço de Elétrica são executados por profissionais chamados eletricistas, no entanto, devido a complexidade do serviço que a eletricidade requer, são profissionais que realizam muitos cursos e que ao passar do tempo se tornam especialistas em determinadas áreas.

Quem atua nesta área pode ser o Eletricista Instalador, Eletricista Residencial, Eletrotécnico (que já é um profissional com conhecimento diferenciado).

Dependendo do tipo de serviço a ser executado pode ser necessária a atuação de mais de um profissional de elétrica  no mesmo serviço, pois temos várias "sub-áreas" dentro da elétrica, por exemplo; Telefonia, Eletricidade de alta tensão, Comandos elétricos, Instalação de CFTV, Sistemas eletrônicos de combate a incêndio, alarmes e instalação de luminárias, lustres. etc..

E os Ajudantes?

Não podemos esquecer dos ajudantes e auxiliares, que atuam auxiliando em todas as funções, estes geralmente não ficam muito tempo na função pois rapidamente aprendem a profissão e passam a atuar como oficiais.

Também não mencionei neste caso os profissionais de ensino superior, Engenheiro, Arquitetos e Administradores que fazem todo o trabalho de back office e supervisão para que de tudo certo com a obra.

Últimos Comentários

    Nenhum comentário enviado.

Publique seu comentário